Como escolher o veterinário

Ao decidir ter animais de estimação e, no nosso caso, um animal de estimação que apesar de doméstico, é também exótico pois derivam do coelho europeu, é importante ter em mente que, dentro do seu universo de necessidades, é importante ter a atenção de um veterinário.


A escolha do veterinário deve ser focada, principalmente, em sua especialidade, que neste caso deve ser um médico veterinário especializado no cuidado de animais exóticos e silvestres, uma vez que veterinários sem especialidade podem atender apenas os animais mais comuns, como cães e gatos. 

Embora um coelho não pareça ser um animal tão exótico quanto uma iguana, por exemplo, ele também está nessa categoria.

O perfil de um veterinário de animais exóticos é muito importante, pois ele deve ter o conhecimento necessário para poder diagnosticar nosso coelho contra algumas anomalias e doenças, além de nos orientar sobre o manejo geral da vida do animal em nossa casa.

Atualmente, é comum as clínicas veterinárias terem uma página da web, fanpage no Facebook, Instagram, ou números de telefone onde podemos verificar se um especialista em animais exóticos está em seus serviços. 

Esta informação é de grande importância, pois garantiremos que nosso coelho seja atendido por um médico veterinário que tenha conhecimento sobre sua anatomia, alimentação, comportamento, doenças prováveis e muitos aspectos essenciais para saber se um coelho é saudável . 

No entanto, um aspecto muito importante a considerar também é a experiência que o médico veterinário tem na área, pois como sabemos, existem muitos animais exóticos diferentes de um coelho, de modo que também um ponto a considerar é que podemos fazer pesquisas sobre a experiência dele com coelhos. A clínica atende muitos coelhos? O veterinário foi indicado por outra pessoa que possui um coelho? Ir até o local em que ele presta seus serviços para conversar ou também pela internet, pois sabemos que é uma ferramente útil que pode nos fornecer informações sobre os estudos realizados pelo veterinário, e também podemos verificar se existem reclamações sobre seu serviço ou da clínica.

Não esquecendo também que existem grupos de amantes de coelhos que compartilham suas experiências e podem orientá-lo a encontrar um veterinário de confiança próximo ao local onde você mora.