Habitat - 0 espaço ideal

O espaço ou habitat é uma parte fundamental para o desenvolvimento dos nossos coelhos, uma vez que ficarão neste local por um longo período de sua vida. Por isso, é importante que esse espaço seja confortável e seguro.

Em uma casa, podemos definir espaços diferentes para eles, no pátio e dentro da casa, a fim de proporcionar novos ambientes.

Dentro de casa: o ideal é não usarmos uma gaiola para nossos coelhos dentro de casa. No entanto, sob certas condições, precisaremos ter um cercado para ser usado, durante a noite ou quando for deixado sozinho, por vários motivos:

-Está no período de adaptação em casa

-Tem comportamento destrutivo enquanto está sozinho

-Vive com animais de outra raça ou outros coelhos que não se adaptaram

Se esse for o caso e houver um cercado no meio, lembre-se de que os principais momentos de mais atividades são ao amanhecer e ao anoitecer, por isso é aconselhável deixá-los livres nesses momentos. Desde então, a falta de atividade aliada a um espaço reduzido pode afetar negativamente a saúde física e mental do coelho.

Nesse mesmo sentido, a gaiola/cercado deve ter um piso plano, porque as patas dos coelhos não possuem camadas protetoras, as almofadinhas, como os cães e gatos.

Imagem 1

Por outro lado, o espaço em que você 0 deve acostumar, idealmente, deverá ter de 4 a 6 vezes o tamanho do seu coelho (mínimo de 4m2 para um coelho e adicionar 2m2 para outro), o que poderia corresponder a uma sala na casa ou metade de um cômodo. Você também pode comprar ou construir uma espécie de cercado grande como moradia, com rampas, mini escadas e passagens secretas, de um andar ou dois, respeitando a quantidade de espaço necessária de acordo com o número de coelhos (se houver paredes internas). , estes devem ter uma altura mínima de 70 cm para que o coelho não pule - sabemos que eles pulam muito mais que isso, mas geralmente com essa altura já resolvemos a questão ). Veja a imagem 2, por exemplo, ambiente amplo em casa:

Imagem 2

Seu ambiente deve ter vários mini ambientes, como:

-Local de descanso, como um tapete sintético macio.

-Rampas

-Jogos, brinquedos de madeira e / ou túneis.

- Área com banheirinho de canto ou setor de banheiros.

- Área de alimentos e água.

Tanto a gaiola quanto o ambiente espaçoso devem estar localizados em locais estratégicos dentro da casa. Esses locais devem ser protegidos de correntes de ar, exposição ao sol ou à chuva e a cabos elétricos, além de estarem em um local lotado de pessoas e não isolado, para evitar estresse ou tédio.

Os espaços ao ar livre são recomendados para horas de brincadeira, especialmente em estações como a primavera-verão, onde as temperaturas são mais altas, e sempre sob supervisão. 

Porém este espaço não é recomendado para ser usado como o espaço ideal que designamos para o nosso coelho e alguns dos motivos são:

-Exposição a predadores terrestres e aéreos.

-Falta de tocas físicas, como túneis e / ou cabines.

-Exposição à contaminação por insetos.

-Comportamentos de estresse e / ou tédio.

-Exposição a chuva, umidade, frio, ventos, etc.


  Imagem 3: Exemplo de espaço ao ar livre.