Introdução de vegetais na dieta

A regra dos 3 dias

Como sabemos, a partir dos 3 meses podemos incluir vários vegetais na dieta de nosso coelho, mas precisamos levar em consideração alguns pontos antes de fazê-lo, pois a saúde de nossos pequenos é essencial.

O que por exemplo? 

  1. Devemos levar em consideração a procedência desse coelho bebê. Ele foi encontrado na rua? Foi adotado de uma ONG ou Associação protetora dos animais? Esse lugar é acostumado com coelhos? Você o comprou em uma loja de animais? Quantos meses ele tem? Foi desmamado no tempo correto? Por que estas perguntas? Por que os láparos costumam mordiscar as verduras que são oferecidas a sua mamãe a partir dos 2 ou 3 meses, além disso, coelhos desmamados antes do tempo podem ter problemas gastrointestinais graves e se você não tem a informação do que ele já come vamos considerar que ele só se alimenta de feno, ração e água, muitas vezes, infelizmente, ele só come ração e água.
  2. Portanto, aos 3 meses, o seu coelho se alimenta apenas de feno, ração e água. Assim como nos bebês humanos, os vegetais devem ser incorporados gradualmente para evitar que ocorram mudanças bruscas em um período tão curto na dieta, afetando seu organismo.
  3. Para começar, recomendamos que você comece a dar primeiro as verduras que eles podem comer diariamente e depois continue com os vegetais que devem ser dados apenas de vez em quando. Para mais informações, visite o tópico frutas, legumes e outros alimentos para saber quais vegetais podem ser administrados diariamente e quais são de consumo moderado.
  4. Outra coisa importante a lembrar é que os legumes NÃO devem ser cozidos e você SEMPRE deve lavá-los e secá-los antes de entregá-los ao seu coelho.

A regra dos 3 dias consiste em, como foi mencionado acima, introduzir os vegetais gradualmente, isso se traduz em:

  • Introduza um vegetal por 3 dias na dieta do seu coelho e observe como ele o aceita. Uma verdura de cada vez, em pequenas quantidades.
  • Se você notar um comportamento incomum, gases ou alterações nas fezes, como diarreia, saberá que não é legal ele consumir esse vegetal por um longo tempo, pois seu corpo não o aceita.
  • Depois de ter tentado por 3 dias um vegetal ÚNICO, você pode adicionar outro e assim por diante.

Com esse método, você não apenas saberá quais vegetais são melhores para o seu coelho, mas também descobrirá os que são menos apetitosos, para substituí-los pelos que são do seu agrado.