Caixa Higiênica ou Banheirinho

Como deve ser o banheirinho do meu coelho? É uma dúvida super comum dos papais e mamães de coelhinhos.

Uma caixa higiênica como as dos gatos ou uma gaiola que fique com as portas abertas pode ser um ótimo local para  que seu coelho faça as necessidades. É recomendável que tenha uma grade de plástico, pois evita que as patinhas se molhem com a urina. O estrado de metal não é aconselhado pois pode machucar, mas pode ser colocado um descanso de patas de plástico com pequenos furos por cima dele.

Abaixo temos algumas sugestões de forrações, porém queremos já deixar a dica que é recomendável evitar o uso de areia para gatos (sílica ou argila), maravalha/serragem de madeira e jornais e revistas, já que estes tipos de substrato são prejudiciais ao sistema respiratório dos coelhos (areia e o pó da serragem) ou podem conter substâncias tóxicas (tinta dos jornais e revistas).

Granulado Higiênico de Madeira

São pequenos pellets de madeira prensada que absorve uma grande quantidade de urina e neutraliza o odor. Basta preencher a base da caixa higiênica com uma fina camada de granulado e trocar o substrato 1 ou 2 vezes ao dia. A limpeza diária é fundamental, particularmente no verão. 

Fraldinhas

As fraldinhas para cães são projetadas para uma grande absorção e, como são à prova d'água, o xixi do coelho não vaza, permitindo que o local onde ele está localizado se mantenha mais limpo e higienizado. Porém é muito importante verificar se o coelho não come a fraldinha e o plástico que pode causar obstruções no trato digestivo.

Granulado Higiênico de Celulose

É um produto feito de celulose vegetal, inerte, atóxico, sem tratamento químico.

Substrato de Papel (ainda não temos no Brasil)

Tanto no Chile como em países do hemisfério norte, existe um substrato de papel bem interessante! Ele permite uma maior absorção e um melhor controle de odores, além de não conter poeira, o que evita que seu coelho sofra de possíveis enfermidades respiratórias. Esse tipo de substrato tem o formato dos granulados de madeira, mas são feitos de papel. Nós não encontramos ainda este tipo de substrato no Brasil, porém acredito que logo o teremos em nosso mercado.