Mudança de pelos

Coelhos, como cães e gatos, trocam sua pelagem, isso ocorre moderadamente a cada três meses, mas às vezes se observa que a queda tem maior intensidade, são duas vezes por ano apenas durante a mudança das estações:

  • Inverno
  • Verão

A grande diferença é que os coelhos não têm a capacidade de vomitar para eliminar os pelos ingeridos, como os gatos, causando bolas de pelos no estômago e causando estase gastrointestinal ou também conhecidas como paradas intestinais, motivo pelo qual é importante considerar alguns métodos de prevenção e cuidados como:

  • Escovação diária: Embora seja verdade que a escovação é extremamente considerável, é ainda mais se o seu coelho tiver pelos compridos. Você deve ter em mente que os coelhos são delicados; portanto, é importante saber como escolher o tipo de escova que você usará; 
  • Alguns veterinários recomendam a escova FURMINATOR para a remoção dos pelos mortos, apesar de ser um pouco cara, é uma das mais indicada para escovar nossos pequeninos, porém é uma escova difícil de achar na maioria das cidades brasileiras, assim, nós também indicamos escovas de borracha para essa tarefa, que são mais econômicas e fáceis de encontrar. Se mesmo assim, você não encontrá-las, poderá usar pentes de aço com elásticos de borracha que você mesmo pode colocar em volta dos dentes.
  • Pasta de malte (Malt Paste): Alguns veterinários indicam dar ao seu coelho uma pequena dose de pasta de malte para ajudar a eliminar os pelos acumulados no estômago através das fezes. Mas tenha cuidado são apenas um complemento para a escovação.
  • Fibra: A administração abundante de feno é a melhor opção para prevenir e eliminar os pelos ingeridos, além de ser a principal base da dieta de coelhos (80%).
  • Frutas digestivas: alguns veterinários também indicam o abacaxi e o mamão que são frutas que também ajudam a impedir o acúmulo de pelos no estômago, recomendados pelo menos uma vez por semana, mas apenas um PEQUENO pedaço.

ATENÇÃO!

Se você notar que seu coelho parou de defecar, range os dentes, fica em um canto quietinho e não come ou bebe água, é IMPORTANTE procurar um veterinário especializado em animais silvestres e exóticos com urgência e sem hesitação, pois isso pode ser acúmulo excessivo de pelos no estômago, gerando uma parada intestinal.