Os coelhos tomam banham?

O banho para os coelhinhos é uma questão bastante controversa, já que existem aqueles que apoiam a teoria do banho de coelhos como um meio de higiene e relaxamento e sua contrapartida que argumenta que não é necessário e que, pelo contrário, é prejudicial à saúde.

Como ONG, concordamos com a segunda posição, daqueles que não concordam em dar banho nos coelhos, por serem animais muito limpos, que passam a maior parte do dia se limpando e cuidando de sua higiene e que, se forem ensinados a fazer suas necessidades no banheirinho / caixa higiênica aprendem rapidamente, para que não fiquem sujos.

Quais são as consequências de banhar meu coelho?

O banho em coelhos gera estresse, o que os leva a entrar em estado de transe, prejudicial à saúde que pode terminar em morte. Ao exposto, acrescenta-se a delicadeza de seus pelos, por isso, ao entrar em contato com produtos de limpeza comercialmente disponíveis para esse "fim", eles sofrem de alergias muitas vezes graves para eles, uma vez que o pH de seus pelos é modificado em cem por cento. 

Ao mesmo tempo, muitos peludinhos após o banho sofrem de otite, pois, ao entrar na água no ouvido, gera grande desconforto e dor, que devem ser evitados pelo seu bem-estar.

Então, como posso mantê-lo limpo?

Recomenda-se escovar diariamente, para evitar nós e remover pelos mortos, verifique se as partes íntimas estão muito limpas (eliminando fezes que estão presas ao pelo e, assim, evitar infecções), evite expô-los a ambientes que possam sujar o pelo (barro, terra, gordura etc.)

Mas o que fazer em um caso de sujeira extrema?

Umedeça um pano com água morna para limpar suavemente a área até que ela esteja limpa, para remover vestígios de fezes ou sujeira.

LEMBRE-SE!

O bem-estar do seu coelho depende apenas de você.