Os primeiros Socorros para um Coelho 


O que fazer?

As emergências podem ocorrer a qualquer momento e é essencial estar preparado para reagir a pequenos problemas ou doenças e, assim, evitar situações de risco de vida com nossos coelhos. A ONG Bunny Lovers, entende e sabe a importância de saber como reagir em caso de algo inesperado, como acidentes domésticos ou doenças súbitas, e sempre recomendamos ir imediatamente ao veterinário de exóticos e silvestres, mas o que fazer se tudo estiver fechado no momento da emergência?  Leia nossas dicas a seguir:

A primeira e mais importante é conhecer o seu coelho, observar o comportamento do seu pequeno todos os dias e você será capaz de identificar quando algo não está certo. Sempre verifique se está comendo normalmente e que suas fezes estejam normais (quantidade e forma). Verifique também se ele está animado. Lembre-se de que os coelhos tendem a esconder seus sintomas quando ficam doentes, pois evitam ser fracos por natureza. Ao ocultar os sintomas, é essencial que você possa identificar quando algo está errado. Quando você suspeita, um teste bom e eficaz e diferente do habitual, seria oferecer um pequeno pedaço de sua fruta ou petisco favorito; se não quiser comê-lo, você já sabe que algo está acontecendo, geralmente são problemas intestinais e você deve saber como ajudá-lo.


Se você estiver em casa e não tiver um veterinário por perto ou estiver fechado, você deve agir para ajudar o seu pequeno. Se o seu problema é intestinal, seja de gases, pelos, entre outros fatores e ele não quer comer nada, é importante que você fique de olho por algumas horas. Seu sistema digestivo trabalha por impulso e, se ele não se alimenta, o resto dos órgãos, começará a falhar. Se passar de mais de 4 horas sem o seu coelho comer, é recomendável preparar uma papinha e alimentá-lo até que ele possa ter os cuidados veterinários. É importante que você também possa hidratá-lo; se você tiver camomila em casa, poderá preparar uma infusão (chá) e com a ajuda de uma seringa ofereça de 1 a 2 ml algumas vezes ao dia, a camomila tem excelentes propriedades anti-inflamatórias e ajudará ele a se sentir melhor, massagear suavemente sua barriga também a aliviará. Outro aspecto relevante a ser controlado é a temperatura, quando ficam doentes, tendem a abaixar bastante a temperatura corporal e isso é perigoso; portanto, verifique a temperatura das orelhinhas e no geral, se estiverem muito frias, você deve abrigá-lo e aquecê-lo. 

Lembre-se que um coelho sem comer por mais de 12 horas é uma emergência veterinária!

No caso de diarreia, você deve suspender totalmente as frutas, verduras e os legumes e fornecer muito feno, se ele não quiser comer, é importante alimentá-lo com papinha e manter o coelho hidratado até que ele possa ser examinado pelo veterinário. 

Você precisará aprender sobre as fezes de seu coelho. Saber a quantidade, tamanho e forma das fezes dos coelhos são muito importantes, pois uma das primeiras coisas que desaparecem quando ele não está se sentindo bem é o apetite, se o apetite dele diminuiu, irá também diminuir as fezes.

Se o seu pequeno ficou doente e está em tratamento veterinário, você deve ficar de olho nas fezes até que sejam feitas normalmente; é recomendável levá-las aos retornos no veterinário até que ele dê a alta.

É sempre aconselhável ter um kit de primeiros socorros em casa e deve conter pelo menos os seguintes elementos:

KIT DE PRIMEIROS SOCORROS

  1. CRITICAL CARE OXBOW - É um suplemento nutricional completo que ajuda a normalizar a digestão em casos críticos, quando os coelhos não podem comer por conta própria, devido a doença, cirurgia ou má nutrição. Deve ser misturado com água para formar uma papa e fornecido ao coelho com uma seringa. Nos casos de coelhos desnutridos, idosos, que estão comendo por conta, mas em menor quantidade, a papinha da Oxbow pode ser oferecida em pequenas bolinhas mais duras. Infelizmente é muito difícil de achar essa papinha no Brasil, pois é um produto importado. Se você não encontrá-la, peça ao seu veterinário de confiança, uma receita de papinha que ele daria ao coelho na clínica para que você faça em casa.
  2. SERINGAS DE 1ML (INSULINA) - Seringas para a alimentação assistida dos pequenos animais de estimação, para seus medicamentos ou para mantê-los hidratados. É lavável e reutilizável.
  3. GAZES ESTÉREIS - As gazes são o material indicado para a limpeza de feridas, evitando infecções
  4. SORO FISIOLÓGICO - O soro é usado com as gazes para limpar e desinfetar feridas.
  5. TESOURA (SEM PONTAS) - A tesoura é útil para cortar os pelos ou as gazes.
  6. ÁGUA OXIGENADA - é útil para identificar se a urina contém sangue. Você só deve aplicar um pouco de água oxigenada na urina e, se borbulhar, tem grandes chances de ter sangue e você deve visitar o veterinário especialista com urgência. O xixi não deve estar em contato com as fezes.
  7. LENÇOS UMEDECIDOS - são úteis para a limpeza de diferentes áreas, você pode escolher uma marca que não contenha álcool ou perfume, para que não corra riscos de alergia.

Lembre-se de que o conteúdo do seu kit é básico e não substitui a assistência veterinária adequada. Você nunca deve automedicar seu coelho, isso será um ato irresponsável e as consequências disso podem ser lamentáveis.