A base de sua Alimentação

FENO - A base de sua alimentação

O feno é a base da alimentação de qualquer coelhinho representando 80% da sua dieta, em qualquer etapa de sua vida. O feno deve estar disponível todo o tempo.

Existem diferentes tipos de feno e mesclas de feno, cada um destes é benéfico para diferentes etapas de vida e ocasiões.

Feno de alfafa: Este feno é feito com uma leguminosa e é rico em cálcio, deve ser fornecido à vontade até os 6 meses, já que nesta idade os coelhinhos precisam de cálcio no seu organismo. Se oferecido durante toda a sua vida, este tipo de feno pode ser prejudicial para sua saúde à longo prazo.

Benefícios: contém proteínas, minerais, fibra dietética, cálcio, fósforo, vitaminas A, B1, B12, C, D, E e K. Ajuda no crescimento de ossos e dentes e favorece a coagulação do sangue.

Feno de Capim: Este é o feno que os coelhos devem comer por toda a sua vida e deve estar disponível à vontade, já que seu nível de fibra é adequado para o bom funcionamento do sistema digestivo.

Benefícios: Altos níveis de fibra digerível, ajuda o desgaste dental e fortalece o sistema digestivo.

Feno de aveia: Também pode estar disponível à vontade e é ideal para o período de troca de pelagem.

Benefícios: Ajuda o desgaste dental de forma natural e sua grande quantidade de fibra contribui para uma melhor digestão.

Os fenos mais encontrados no Brasil são do tipo Coast Cross e Tifton.

Na nossa página "Mundo Bunny" você pode encontrar a listagem dessas lojas no nosso país.


RAÇÃO - Um Complemento

A ração é importante na dieta de um coelho, mas não em excesso, uma vez que deve representar somente 5% da sua alimentação diária. O importante é que seja uma ração recomendada por veterinários e, portanto, balanceada. A ração deve conter pouca quantidade de gorduras, para assim evitar algumas patologias vinculadas ao sobrepeso. Além disso, também deve conter grande quantidade de fibras. A ração que oferecemos deve estar de acordo com o peso do coelho e, para isso, é preciso consultar o veterinário de sua confiança, que irá orientar de acordo com o caso do seu coelho. Em geral, é recomendado dar 1 ou 2 colheres de sopa diárias que podem ser oferecidas pela manhã e pela noite.

A ração jamais poderá conter ingredientes de origem animal, já que, como sabemos, os coelhos são herbívoros e seu sistema digestivo não está preparado para processar derivados de origem animal.

As marcas recomendadas, que se pode encontrar no Brasil são: Nutrópica e Megazoo.

Estas marcas são as mais recomendadas já que contém um numero elevado de fibras e um nível ótimo de cálcio, por isso é muito benéfico para a saúde dos nossos orelhudos.

Você pode encontrar as marcas mencionadas em pet shops, lojas que se dedicam à venda de alimentos para animais exóticos e lojas online. Na nossa página "Mundo Bunny" você pode encontrar a listagem destas lojas no nosso país.