O veterinário, quando ir?
Sempre que tivermos a bênção de receber um novo membro na família, a primeira visita deve ser o mais breve possível, com o objetivo de diagnosticar e verificar em que estado nosso coelho está, uma vez que seu peso, estado das mucosas, unhas, orelhas, olhos, pelagem, serão verificados.
O veterinário fará um formulário clínico com todos os detalhes coletados na primeira visita para posterior monitoramento.
Como mencionado anteriormente, os primeiros meses exigirão várias visitas ao veterinário, principalmente se for o seu primeiro coelho, depois, a cada 6 meses uma nova visita será propícia, pois o coelho estará na idade adulta e será importante discutir sua castração (tanto machos quanto fêmeas). Deve-se mencionar que, em caso de mudança de comportamento ou hábito que nosso coelho tenha, ele deve ser levado imediatamente ao veterinário, para um diagnóstico rápido e, assim, evitar um infortúnio.
Muitos veterinários também oferecem cortes de unhas por um valor menor que o de uma consulta, portanto, não é necessário esperar 6 meses para executar o procedimento, com isso, evitaremos que danos possam ser causados e que suas unhas sejam mantidas com um comprimento adequado.
No caso de coexistência com animais de estimação de outras espécies, como cães e/ou gatos, devemos ficar de olho, principalmente se no caso dos cães, há passeios para o exterior da casa, pois eles podem trazer carrapatos e pulgas de fora e infectar nossos coelhos, assim, podemos pensar que as visitas ao veterinário podem ser mais frequentes.