Cecotrofos

Os cecotrofos são uma parte fundamental da dieta de um coelho.

O trato digestivo dos coelhos tem a capacidade de separar o material mais digerível que atinge o cólon do restante dos componentes. Assim, o processo digestivo desta espécie apresenta dois movimentos, um que realiza fezes moles e o outro fezes duras.

Os cecotrofos são as fezes moles, em forma de cacho de uva ou amora, digeridas duas vezes, que o coelho ingere diretamente do ânus. 

Essas fezes moles têm um maior teor de umidade, nitrogênio total, minerais, vitaminas e um menor teor de fibras.

Sua quantidade muda entre os indivíduos e a idade tem um grande impacto em sua produção. 

A ingestão de cecotrofos representa de 5% a 20% da matéria seca total ingerida.

É de grande importância que nosso coelho coma os cecotrofos, que são produzidos em maior quantidade nas primeiras horas da manhã. Ao ingeri-los, o coelho está adquirindo ou reutilizando nutrientes importantes para sua saúde, além de ter também uma função probiótica, ajudando a repovoar a microbiota gastrointestinal.

Em alguns casos de coelhos com alguma doença primária, como obesidade ou excesso de peso , pododermatite ou alguma doença que dificulte a mobilidade do coelho, existe a possibilidade de que eles não consigam se flexionar para comer seus cecotrofos diretamente do ânus. Nesse caso, é recomendável consultar seu veterinário especializado em animais silvestres para determinar a origem do motivo pelo qual o nosso coelho não os come e, assim, poder estabelecer o tratamento apropriado para cada caso específico.