Miíase

Se ocorrer, o coelho deve ser levado imediatamente ao especialista

É uma patologia causada por larvas de moscas. É uma doença muito grave e, se não for tratada a tempo, pode causar a morte do coelho em poucos dias. Esses insetos são atraídos pela umidade e por maus cheiros, especialmente nos meses mais quentes, por isso é tão importante limpar os lugares onde nossos coelhos vivem. Eles também são atraídos por feridas abertas e mal cuidadas, ou animais com alguma doença subjacente, tornando-os mais suscetíveis.

As moscas depositam seus ovos em áreas úmidas do pelo do coelho, por exemplo, na área genital, nas dobras de pele de animais com sobrepeso ou com muita freqüência em feridas abertas e mal cuidadas. Os ovos das moscas eclodem dando lugar às larvas e depois se alimentam do tecido vivo do animal, cavando cada vez mais os órgãos internos que produzem grande dor.

Se o coelho estiver acima do peso ou não tiver mobilidade devido a alguma doença primária, as moscas colocam seus ovos facilmente e geram miíase, uma vez que esses coelhos não conseguem se limpar.

É de grande importância levar o coelho ao veterinário com urgência, assim que qualquer larva for detectada; caso contrário, se for uma doença avançada, as larvas poderão atingir órgãos internos e, nesse caso, o coelho poderá ser sacrificado pelo seu bem-estar.

O veterinário limpará a área afetada sob sedação ou anestesia geral (dependendo da gravidade de cada caso), removendo as larvas e removendo áreas com necrose da pele e órgãos afetados. Posteriormente, o veterinário deixará o tratamento, com antibióticos, analgésicos e limpezas locais na área afetada, além do gerenciamento ambiental.

Será necessário limpar diariamente e desinfetar os locais onde o coelho vive.

Para evitar esse problema, devemos basicamente manter as áreas onde nossos coelhos vivem limpos, e o mais importante é levar nosso animal de estimação ao veterinário quando perceber algo estranho. 

Se o coelho tem uma doença ou lesão subjacente primária, precisamos fazer um tratamento imediato para evitar complicar isso com uma miíase secundária.