Como diferenciar o sexo de um coelho

Quando os coelhos são muito jovens, é difícil saber se são do sexo masculino ou feminino. Até especialistas podem estar errados porque o sexo em idades muito precoces não é muito bem definido e as diferenças entre machos e fêmeas são muito pequenas.

De 6 a 8 semanas, as diferenças começam a ficar mais evidentes. Quanto maior a idade, mais fácil é determinar o sexo de um coelho.

A maneira mais eficaz de saber isso é avaliando a distância ano-genital (a distância entre o ânus e os genitais), que, como veremos abaixo, é menor nas fêmeas do que nos machos.

Para saber se um coelho é macho ou fêmea (sexo), colocaremos suavemente nosso novo parceiro com as pernas para cima. No final da barriga, antes de atingir a cauda, ​​vemos dois orifícios: o mais próximo da cauda é o ânus, o outro é o orifício genital, que esconde o pênis no caso dos machos ou a vulva. caso de fêmeas.

Pressionando suavemente a área antes desse orifício, conseguiremos exteriorizar uma protuberância arredondada (pênis) ou uma ranhura alongada (vulva), como mostra as imagens a seguir:

.

Em caso de dúvida, é melhor procurar um veterinário especializado em animais exóticos!

.