Unhas/Garras

Cortar as unhas de um coelho deficiente é essencial para evitar lesões dolorosas

Cuidados com as unhas de coelhos com deficiência

Por: Gianella Jurado Antón

As unhas dos coelhos são muito semelhantes às dos seres humanos, pois nunca param de crescer. A maioria das espécies domésticas não as gasta o suficiente, então elas precisam ser cortadas para evitar o crescimento excessivo. Cortar as unhas de um coelho é um processo conhecido por ser estressante, mas muito importante, especialmente para coelhos com deficiência. Suas unhas precisam ser cortadas regularmente para evitar que se quebrem ou se prendam em qualquer tipo de tecido. Manter as unhas do seu coelho também é uma parte importante da prevenção de feridas dolorosas, às quais os coelhos deficientes são particularmente suscetíveis. Com alguma prática, o corte de unhas pode se tornar um ótimo momento para se relacionar com seu coelho e monitorar sua higiene geral.

O que usar

Cortadores de unhas: Primeiro você precisará de um cortador de unhas. Os modelos para gatos funcionam da mesma maneira que as tesouras, apertando a unha entre duas lâminas. Os cortadores para cães prendem a unha em um círculo e a cortam por todos os lados. Nós preferimos o cortador de unhas do gato. Certifique-se de encontrar um estilo que atenda às suas preferências, mas também escolha um tamanho de lâmina que seja apropriado para o tamanho do seu coelho. Coelhos muito pequenos precisarão de modelos pequenos.

Toalha: a maioria dos coelhos fica nervoso quando corta as unhas. Recomendamos envolver seu corpo para imobilizá-lo com segurança.

Lanterna: Outra coisa que você deve ter em mãos é uma lanterna. Você pode usar uma lanterna para ver a área dos vasos sanguíneos das unhas do coelho, para evitar sangramentos ao cortá-las muito pequenas.

Algodão, Gaze, Merthiolate:  Caso você acidentalmente corte demais, pegando nos vasos sanguíneos e a unha começar a sangrar. É recomendável pressionar firmemente com um algodão ou gaze por 10 segundos ou mais, até que o sangramento pare.

Como fazê-lo?

Comece verificando as unhas do seu pequeno antes de começar a cortar. Isso permitirá que você verifique se há rupturas, unhas problemáticas ou que não precisam ser cortadas, etc. Existem quatro maneiras típicas de segurar ou controlar um coelho para exames e depois para cortar as unhas:


  • Você pode colocar seu pequeno no chão com o rabinho na sua direção. Ajoelhe-se no chão atrás dele, com os joelhos perto do rabinho. Incline-se sobre ele até que você esteja flutuando logo acima do corpo dele, com os cotovelos no chão. Use os braços para segurar o coelho nos dois lados. Então você pode levantar cada perna para verificar suas unhas. Se o seu coelho estiver um pouco nervoso, coloque uma toalha nas costas para acalmá-lo.
  • Outra alternativa é colocar seu coelho no colo. Sente-se no chão com as pernas esticadas à sua frente. Dobre uma toalha ao meio e coloque-a no colo para que seu coelho não escorregue. Você pode segurar o coelho no colo verticalmente contra o corpo. Coloque o pequenino nas coxas, com o bumbum na sua direção, para que ele se aconchegue entre as pernas. Isso lhe dará acesso às quatro pernas para verificação. Este método funciona melhor para um coelho menos inquieto.
  • A última opção para restringir o movimento de um coelho e permitir que ele deixe que corte suas unhas é um método chamado 'burrito de coelho'. É muito eficaz para coelhos que não ficam parados ou não permitem o corte. Um burrito de coelhinho consiste em embrulhar seu coelho confortavelmente com uma toalha, que o segura e prende com segurança para que você possa olhar as patas e aparar as unhas. Uma vez embrulhado, simplesmente mova uma perna de cada vez e continue cortando.

Com coelhos mais quietinhos o processo de segurar e restringir um coelho é muito mais fácil. Apenas certifique-se de ajustar como você fixa seu coelho e suas possíveis limitações físicas. O objetivo é colocá-lo em uma posição confortável e colocá-lo na posição mais segura possível. Lembre-se de que a maioria dos coelhos tentará fugir ou se libertar, por isso tome cuidado. Nunca tente verificar as patas, mantendo-as fora do chão.