De onde vem?


O coelho é um mamífero muito primitivo, estima-se que haja conhecimento sobre eles desde a pré-história.

Os fenícios foram os primeiros a deixar vestígios em seus registros sobre coelhos, chegando a chamar uma área de "terra dos coelhos". Outro grupo que também compartilhou com esses mamíferos e deixou registros disso foram os romanos, que os representavam em seus artesanatos e mostravam sinais de apreciar sua carne. A extensão deste império permitiu sua transferência para várias partes do mundo e, portanto, sua colonização em novas terras.

Como sabemos, os coelhos, quando se reproduzem, deixam numerosos filhotes, fazendo com que, na Austrália, em 1880, eles se tornassem uma praga, causando vários problemas para controlar sua reprodução. Não é assim no continente americano e nas áreas desérticas, onde sua reprodução foi quase nula. Acredita-se que isso ocorreu devido às condições climáticas, alimentação e existência de predadores.

A história nos diz que a domesticação de coelhos começou em mosteiros no sul da França, aproximadamente 1400 anos atrás, em razão da Igreja tê-los considerado aptos ao consumo durante a Quaresma. Naquela época, o coelho selvagem estava principalmente na Península Ibérica e no sul da França.

Quando os animais são domesticados ocorrem várias mudanças nos níveis morfológico, fisiológico, reprodutivo e comportamental como resultado de alterações genéticas, conseguindo transformar um animal como o coelho, antes selvagem, em um dócil animal doméstico.

Em 2014, um grupo de pesquisadores mostrou que os genes que controlam o desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso foram fundamentais para a domesticação de coelhos (pesquisa publicada na revista Science). É assim que hoje conhecemos um extenso número de raças, onde cada uma se diferencia pelas formas, cores, tamanhos, peso, pelagem, entre outras características.

Em nossa seção "Raças de coelhos no Brasil", você poderá conhecer todas as raças que existem atualmente em nosso país e suas respectivas características e comportamentos


Curiosidade

Charles Darwin escreveu em "A Origem das Espécies" que "... nenhum animal é mais difícil de domar do que o filhote de coelho selvagem; e quase nenhum animal é mais manso que o filhote do coelho doméstico. "