Adaptação à nova família

Quando sabemos que um novo membro chegará à família, ficamos ansiosos para saber como ele se comportará e como ele responderá aos estímulos aos quais o exporemos.

É por isso que você deve saber certas coisas antes:

  1. É muito provável que seu novo amigo peludo esteja com um pouco de medo, lembre-se de que é um novo ambiente e uma nova família; portanto, levará tempo para se acostumar.
  2. Não conhecendo você, ele certamente fugirá de você e não o deixará acariciá-lo, muito menos tomá-lo em seus braços, você tem que ter paciência e esperar que ele se aproxime lentamente de você, é importante que você respeite o espaço dele e não o invada.
  3. Seu coelho pode mostrar uma certa agressividade, pode atacá-lo e mordê-lo, mas lembre-se de que eles são animais que são presas e podem, às vezes, se sentir ameaçados.

Para que ele se aproxime de você, você pode oferecer vegetais/guloseimas da sua mão e esperar que ele se aproxime, lembre-se de que isso pode levar algum tempo. Uma boa opção é se colocar no nível deles. Deite-se no chão e sua curiosidade o atrairá para mais perto, para que você possa mostrar a ele que ele pode confiar em você.

Se você tem outros animais em casa, a melhor opção é apresentá-los aos poucos, de preferência num local neutro para ambos, mas sempre sob sua supervisão para que eles não se machuquem, utilize uma rede/cercado ou algo que os separe por segurança, para que através dele possam ser ver e começar a se cheirar pouco a pouco, para que depois de um tempo possam interagir sem nada entre eles e serem grandes amigos.