Coelho é animal de apartamento, sim!

Coelho é animal de apartamento, sim!

Muitas pessoas optam por cachorros ou gatos como pets domésticos, porém coelhos interagem tanto quanto cachorros e além de tudo, coelhos são silenciosos, brincalhões, inteligentes e carinhosos.

Aonde devo deixar meu coelho no apartamento?

Assim como cães e gatos, coelhos precisam de espaço, são saltitantes, gostam de correr e explorar ambientes. Portanto não devem viver presos em gaiolas.

Caso exista essa opção, deve-se destinar um cômodo inteiro para ele, como um banheiro ou um quarto sem uso, com as devidas adaptações e seus acessórios.

Coelhos são territorialistas, portanto se não conseguir destinar um cômodo só para ele, destine ao menos um espaço no apartamento onde contenha tudo que ele precisa, "banheirinho", toca, brinquedos e alimentação.

JACK, o coelho
JACK, o coelho

Como preparar o apartamento para seu coelho?

Coelhos são animais silvestres e devido ele ser considerado presa na natureza, eles precisam de locais que se sintam seguros.

Portanto, é importante colocar uma toca ou túnel onde ele possa se esconder caso se sinta amedrontado ou inseguro em alguma situação.

Ensine-o a usar o "banheirinho". Coloque o banheiro sempre em cantos e deixe feno à disposição para estimulá-lo e entender que aquele local é o banheiro. Eles gostam de fazer suas necessidades fisiológicas comendo feno. Com o manejo e higiene corretos, não haverá problema com odor.

Os dentes dos coelhos nunca param de crescer, por isso eles tem a necessidade de roer.

Fique atento porque podem e vão roer pés de cadeiras, móveis em geral, cabos, chinelos e tudo mais o que veem pela frente. O problema não é apenas destruírem os objetos, mas sim ter obstruções pelo que ingerirem.

Coelhos são curiosos e não tem noção do perigo, se considerar que algum lugar do apartamento seja perigoso para ele, não o deixe entrar. Por exemplo, na cozinha, quando pequenos, podem se enfiar debaixo da geladeira, fogão, máquina de lavar, desta maneira, podem levar choques e até mesmo não conseguirem sair, ficando presos e se machucarem.

Utilize protetores de fios a fim de bloquear o acesso à fios elétricos, choques podem ser fatais.

Dê carta branca aos coelhos para circular no apartamento, mas antes certifique-se de que tudo foi planejado e que o ambiente esteja seguro para isso.

Por viver em apartamento, preciso passear com meu coelho?

Coelhos de se adaptam muito bem em apartamentos, sem a necessidade de passear na rua. Além de que, são animais sensíveis e assustados, barulhos extremos e muitas pessoas ao redor, pode ocasionar stress a animal.

Tendo muito amor, paciência e fazendo as devidas adaptações no lar, verá que o coelho será um excelente companheiro, mesmo em um pequeno apartamento, afinal o que importa é que o coração e o amor sejam grandes!