Virada de Ano Novo e os Fogos de Artíficio

Virada de Ano Novo chegando e com ela a nossa preocupação: E o meu coelho?

Apesar de muitos coelhos não ligarem a mínima para os fogos de artifício, muitos se estressam facilmente com barulhos que não estão familiarizados, zumbidos, trovões ou ruídos altos. Se for o primeiro Réveillon do seu amigo o mais indicado é que fique junto dele para verificar se ele se assusta ou não.

Muitas cidades estão tentando abolir os fogos de artifício com barulhos, deixando apenas o show de luzes, mas infelizmente ainda são comercializados os artefatos com sons, que assustam não apenas nossos amados orelhudos, como também cães, crianças e idosos.

Por isso estamos aqui para te ajudar a manter seu coelho feliz na virada de Ano Novo com nossas #bunnydicas...

- É importante analisar o local em que o animal irá ficar para que ele não se machuque durante a queima dos fogos, principalmente se ele ficar sozinho em casa.

- Um quarto silencioso, ou uma garagem que ficará fechada, sem pessoas e animais estranhos e ruídos são ótimas opções para ficar com ele; dê preferência para um local que ele já conheça.

- Não deixe seus coelhos em gaiolas para não correr o risco de lesões, se debater dentro de uma gaiola não é recomendado, pois poderá prender as patas entre as grades ocasionando lesões sérias como lesões na coluna, inclusive quebra de ossos.

- Dê ao seu coelho muita forração extra para que ele possa se esconder e ficar aconchegante. Você pode colocar uma caixa de papelão cheia de feno, com furos para facilitar o acesso e a saída, é sempre bom dar para eles um lugar extra para se esconder. Pode ser a caixa de transporte ou uma casinha que ele esteja acostumado também.

- Coloque agora essa caixa no ambiente dele para que ele vá se acostumando a usá-la de esconderijo.

- O ideal é não deixar o animal de estimação sozinho, principalmente se ele já tiver um histórico de medo. Ninguém melhor do que o dono para saber o que causa conforto e o que causa desconforto ao seu bichinho.

- Deixe a caixa/casinha viradas para uma parede sem janelas para impedir que eles vejam flashes de luz. Feche as janelas e cortinas para bloquear luzes e sons.

- Você pode cobrir a caixa com um edredom para bloquear o som, mas sempre verifique se o animal terá ventilação suficiente! O bem estar dele vem sempre em primeiro lugar!

- Se seu coelho estiver acostumado com TV ou rádio, ligue, isso também pode ajudar - apenas verifique se não está alto demais.

- Na internet encontramos muita música de relaxamento, coloque todos os dias um pouquinho para ele ir se acostumando, indicamos este canal do youtube: https://www.youtube.com/channel/UC0cHVVyWnIR9LDj51PISjTw

- Coelhos são animais sociais, sempre os mantenha com os companheiros com quem eles estão familiarizados, juntos eles ficam menos estressados e menos medrosos.

Espero que estas dicas os ajudem a passar para o próximo ano com muita serenidade!